
A Casa construída no início do seculo XVIII, foi alvo de uma remodelação profunda em 2006, é a atual residência dos proprietários e onde se localizam os salões adaptados para a atividade de Enoturismo (Antigos lagares e Armazém – rés-do-chão):
Os antigos lagares, localizados no rés-do-chão da casa da Quinta, foram totalmente transformados num espaço requintado e confortável, misturando a rusticidade das paredes tradicionais em xisto e o pavimento em ardósia com a modernidade dos painéis em madeira lacada. Comunica com o Armazém ostentando as paredes de pedra à vista tradicionais no Douro. Neste espaço com dimensão média e capacidade até 60 Pax, realizam-se diversos eventos, como refeições e provas de vinhos.
Localizado no rés-do-chão da casa dos caseiros, mantém as características de armazém, ostentando as paredes de pedra à vista, tradicionais no Douro. Nestes espaços com dimensão média e capacidade até 30 Pax ideal para a realização de diversos eventos, como refeições, provas de vinhos e comemorações.
A Capela está destacada da casa, e é de pequenas dimensões, não ostentando o altar-mor, dedicado a Nossa Senhora da Boa Nova, dado ter sido doado pela família proprietária da Quinta da Salada (Pinto de Almeida e Vasques Osório), nos anos de 1930 – 1940, ao Museu de Lamego. Este apresenta as seguintes características: “Retábulo em talha de «estilo joanino», de grande efeito cenográfico, decorado com atlantes, cabeças aladas, "putti", baldaquinos, sanefas, cartelas, folhas de acanto, girassóis e grinaldas. Completa o conjunto ainda uma banqueta constituída por cruz de assento e quatro castiçais, na mesa do altar, e duas mísulas.” É este altar datado de 1700 – 1750, dado que corresponde em termos formais e estilísticos à talha produzida na primeira metade do século XVIII. Este altar é de Madeira de castanho, entalhada. Mede de Altura 600 cm, e de Largura 360 cm.” O Retábulo encontra-se numa sala em exposição no Museu de Lamego.
Recentemente remodelada e adaptada para a atividade de agroturismo. Neste edifício foram criados 6 cómodos quartos com wc privativo onde as pessoas que procuram Turismo Rural se podem alojar comodamente. Os quartos foram decorados com uma mistura requintada de modernidade, simplicidade, funcionalidade e ruralidade que os ligam aos extensos vales do Douro visíveis através das suas janelas.
Mobilada e decorado o espaço com a tipicidade de uma cozinha do Douro, dispondo esta de uma grande chaminé́, forno a lenha e equipada com modernos eletrodomésticos. Este espaço encontra-se apto para aqui serem preparadas e servidas refeições tradicionais, para serem realizadas pequenas reuniões acompanhadas de sessões vínicas/gastronómicas, bem assim como provas de vinhos, showcooking e onde se servem os pequenos-almoços aos hóspedes em ambiente regional.
Na frontaria da casa principal estende-se um generoso Pomar de laranjeiras, local ideal para relaxar na cama de rede ou na cama/sofá de ferro.
A Quinta tem um cedro de grandes dimensões, que terá́ muitos anos naquele local, próximo da Casa da família e que já acompanha as várias gerações da família há mais de 200 anos. Este espaço foi igualmente intervencionado, tendo sido criado um lounge ao ar livre, ótimo para relaxar e degustar um copo de vinho, ler um livro ou simplesmente contemplar a paisagem.
O Alpendre onde se armazenavam as alfaias agrícolas foi agora transformado num acolhedor lounge, ideal para noites mais frescas ou dias de inverno.
A Piscina de utilização sazonal e exclusiva dos hóspedes, com profundidade a variar entre 1,10m e 1,65m, equipada com moderno e confortável mobiliário de exterior.
Brevemente